Publicado em 5/Mar/2008
Esse post é dedicado para se fazer justiça e não negligenciar a história. O movimento que sugiu em 2001 nas arquibancadas de concreto do velho Estádio Olímpico, intitulado hoje como Geral do Grêmio é o divisor de águas no denominam “torcer”. Talvez não creditem os fatos a esta banda louca simplismente porque não ela não conjuga o verbo torcer. A Geral pulsa em suas canções sentimento de amor incondicional do tricolor.
Pois bem, cópias amargas e no máximo esforçadas se multiplicaram como cólera. Iniciaram pelas bandas do lago Guaíba e tomaram o páis. Porém, o sentimento de pioneirismo ninguém rouba da gente. Geral cria, demais copiam.
Aos que tem memória curta ou que desconhecem a história (impensa e torcedores tupiniquins), abaixo cito um texto do site www.geraldogremio.com.br que retrata a origem de tudo. E se precisares ver para crer, te convido para boas horas de fotos, vídeos e músicas.
JAMAIS NOS MATARÃO
Torcedor é aquele que nas competições anima com gritos e estardalhaço os jogadores do seu grupo esportivo preferido, segundo o dicionário. Mas, a Geral do Grêmio, que tem garra, estilo e alma gaúcha, segue a máxima: com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Canta, chora, pula, vibra, reúne milhares de caudilhos determinados a alcançar a vitória, a despeito do que é preciso fazer para alcançá-la, é muito mais do que o dicionário ou algum crítico poderia explicar. Na verdade, é um sentimento! É paixão! É a vida pelo Grêmio!
Não poderíamos contar a história desta torcida sem falar, primeiramente, nessa paixão. Na paixão que nos faz sonhar. Sonhar em ver um dia, todos no Estádio Olímpico Monumental, cantando e empurrando para a vitória este Mosqueteiro, que subjulga adversários há um século, que é campeão da cidade, do estado, do país, do continente, do mundo. Nada pode ser maior!
Pois exatamente disto surge a Geral. Deste sonho. Desta paixão. Destes fiéis torcedores, que estavam espalhados pelo estádio, mesmo nos momentos mais difíceis do nosso Grêmio. Que não deixam de empurrar o time, mesmo nas piores adversidades, onde somente façanhas inimagináveis o salvariam. E mesmo assim, ficam firmes, fortes, confiantes. Pois é com esse sentimento no coração que estes torcedores resolveram se juntar.
Assim nasceu a Geral. De exatamente meia dúzia de torcedores que resolveram, quase que por imposição, se juntar e tentar fazer com que este sonho virasse realidade. Somaram suas forças, com o que cada um poderia contribuir, e se empenharam em prol deste objetivo. Não precisou de subsídio algum. A paixão pelo clube moveria qualquer obstáculo.
O início de tudo se deu em meados do ano de 2001. A data não importa, pois muitos ingressaram em momentos distintos, e todos foram e continuam sendo importantes. Resolveram unir-se em busca de um único objetivo: lutar pelo Grêmio, e somente pelo Grêmio. Batalhar e empurrar o Grêmio para cima dos adversários, para a vitória, custe o que custar.
Decidiu-se por ficar atrás da goleira da Avenida Carlos Barbosa, no setor de populares do Estádio Olímpico, chamado de Geral (portão 18). E é isto que dá nome à torcida, pois nem mesmo nome ela precisaria ter. Ela é a torcida do Grêmio. E não importava entre quantos estivéssemos. O importante era, e sempre foi, cantar e apoiar o time o tempo todo. Seguir o estilo fanático e vibrante do nosso estilo gaúcho. Participar do jogo como se estivéssemos em campo, prontos para marcar um gol e decidir a partida.
Em poucos meses a Geral, com a sua garra, carisma e vibração, multiplicou-se. Hoje são dezenas, centenas, milhares. Ninguém sabe. Não importa. Não existe formalidade. O que importa é o momento em que tu ingressou ou que vai ingressar. Tu também faz ou pode fazer parte desta história. É só querer. Basta vestir a camiseta do Imortal Tricolor e vir cantar no estádio conosco.
A história da Geral é a história do torcedor gremista. É a história do próprio Grêmio. É a história de quem quer ver este clube sempre campeão!
🔵 Sobre o Acervo Grêmio Copero
Este conteúdo faz parte da restauração histórica do antigo site Grêmio Copero, preservando textos, registros e memórias do futebol tricolor que marcaram época na internet.
Hoje, o projeto segue vivo e ampliado através do portal Grêmio Histórico , que é o sucessor oficial desta iniciativa e continua produzindo conteúdo atualizado, análises, história e cobertura completa do Grêmio.
